29 de jan. de 2009

Seja sua Vitrine...

A vitrine de uma loja é sem dúvidas seu cartão de visita, é o meio pelo o qual o desejo do consumidor é estimulado assim o atraindo para o interior onde poderá expor melhor suas necessidades e vontades e através disso sair satisfeito com o resultado de um bom negócio. Vitrines são montadas periodicamente de acordo com regras de varejo e atacado e também com regras internas de magazines... As melhores peças são expostas com combinações atrativas e também com aquilo que todo mundo/ou pelo menos boa parte de público vai achar agradavél de forma imediata.
Não é diferente na exposiçaõ pessoal...Cada um pode mostrar o que quer...e pode oferecer ao mundo coisas novas e também atraentes.
Não iremos partir para o tema: "modo de ser"...Mas vamos falar aqui de moda...
Você já parou para pensar que quando alguém te olha pela primeira vez ela julga exatamente seu exterior por que ainda não teve chance de saber como você é além das aparências?
O que quero dizer é: QUE IMAGEM VOCÊ ESTÁ PASSANDO AO MUNDO?
Todo dia quando você escolhe uma roupa, um calçado, um acessório e demais peças complementares do seu look, você esta escolhendo como as pessoas te veram e te interpretaram naquele dia; Escolher uma roupa ou adquirir uma nova peça vai além de simplesmente abrir o guarda-roupa ou olhar uma arara! Escolher uma roupa é escolher sua imagem é escolher como os outros vão enxergar você e como você vai se sentir e se mostrar perante a sociedade.
Ter boas peças, que sejam também bonitas, confortáveis e demais atrativos de um vestuário , não sginifica gastar, siginifica investir em você; investir no seu humor, na sua alto-estima, no seu modo de agir e de pensar e até mesmo investir em sua carreira profissional, nível social e perspectivas de vida.
Antes de adquirir algo novo, seja ele de que segmento for, pense...Pense em como você estará se apresentando ao mundo..'Ninguém tem uma segunda chence de causar uma primeira boa impressão".
Faça você mesmo a sua vitrine, mude-a quantas vezes julgar necessário ...Saiba como quer despertar as atenções para você e seja ousada(o) e inteligente. Coordene a sua influência e posição em relação ao mundo em redor!


By Quesia Rossetto

16 de jan. de 2009

Renovação de Moda e Mercado.

No começo, a moda nem chamava moda...As roupas eram feitas de restos de animais, peles e etc...e eram usadas mais pela necessidade de proteção e de cobrir-se...Desta forma a moda está presente desde a pré-história, mesmo sem ter nome e aspectos atribuidos como hoje em dia. Cada local já adotava formas diferentes de fazer roupas e diferentes peças de uso para sexo masculino e feminino; Os homens em determinados locais precisavam de roupas que proporcionassem uma movimentação agradavél, o que resultava em facilidade para caça por exemplo, já as mulheres podiam ter uma vestimenta semelhante mas não em todo seu contexto por não ter a mesma necessidade (Como exemplo podemos citar roupas gregas, que eram parecidas de forma geral, mas na verdade as becas masculinas e femininas tinham diferenças notáveis por vários motivos, como por exemplo este que cito acima)

As roupas foram evoluíndo e juntamente com elas as idéias...Chegando assim á introdução do mercado; O mesmo começou a se desenvolver mesmo que em pequena proporção quando Poiret (primeiro estilista-1896), resolveu usar o titulo que hoje conhecemos como estilista e inaugurou assim uma nova idéia como possibilidade de trabalho. A partir dai começaram a surgir no mercado mais e mais Estilistas que são conhecidissimos até hoje...Cada um em sua epóca, e obviamente para citar alguns deles não podemos deixar de incluir nomes como : Channel, Dior, Dolce & Gabbana, Vivienne Westwood, Gucci...entre outros....

Assim como podemos citar vários estilistas, podemos citar também vários estilos e momentos vividos desde que a moda teve seu reconhecimento, e para expor um pouco osbre eles vamos usar os exemplos: Pret-a-port (pronto para levar, ou seja produção em grande escala, custo barateado e maior quantidade de produção.), La garçonne (que aproximava o estilo de homens e mulheres para o mesmo estilo, ou seja, cabelos com cortes similares, roupas de homens adaptadas também para mulheres...) e assim por diante.

Mas com esse texto quero falar de mercado atual, mas que por incrivel que pareça não é tão atual assim...

Hoje é muito comum andarmos em lojas e ouvir pessoas dizeram coisas do tipo: "Quero tal sapato porque é a mais nova moda..."
É para esse tipo de afirmação incorreta que quero chamar sua atenção leitor. Tudo que vemos hoje em dia, ou pelo menos grande parte na verdade não é novidade...A moda sempre é repaginada, ou seja, vamos exemplificar mais uma vez usando agora as sapatilhas que estão tão em alta hoje em dia...Ela já era usada nos anos 20, no estilo La Garconne que visando aproximar as roupas e calçados masculinos e femininos retirou dos calçados das mulheres o salto alto, claro que as sapatilhas não eram identicas as de hoje, mas , já existiam...O que acontece na moda é exatamente isso, a maior parte das peças desenvolvidas no mercado, de forma geral são releituras, ou seja, algo que já existia adaptado a nossa epóca e as nossas necessidades, uma forma clássica de enxergar isso é o mesmo exemplo dado acima, se nos anos 20 a sapatilha tinha o dever de aproximar os estilos, hoje é usada com alguns enfeites (o que lhe da feminilidade) e passou a ser muito consumida por que oferece conforto. Claro que existem coisas que são novas, como roupas feitas de fibra de bambu...mas este já é um outro assunto que abordaremos em sustentabilidade, mas a maioria das "modas lançadas" já fizeram sua história de forma tão notável que mereceram mais um destaque.
Aqui fica uma dica para você que estuda moda ou até mesmo para você que ama moda...Quando for a uma loja fazer compras não olhe apenas e escolha por achar bonito, olhe, e pesquise o por que aquela peça esta ali , qual a historia dela, a serventia real que ela tem, e outros fatores também; Posso garantir que é um otimo laboratório e um modo de aprender extremamente gostoso. Fique por dentro da moda por vontade própria,
"Não seja só um consumidor de peças...Seja um consumidor de conhecimento.


By...Quesia Rossetto

15 de jan. de 2009

Consumo X Mercado

Primeiro Debate aberto de QR Moda...
O mercado da Moda é um mercado em expansão contínua, tanto que mesmo com a crise financeira que atingi o mundo atualmente, as confecções nacionais continuam em crescimento. Isso deve-se ao aumento do dólar, logo os tecidos nacionais agora além de ter qualidade tem um preço bem mais acessível do que os tecidos fabricados lá fora.
O crescimento que acontece deve-se entre outros fatores á necessidade de consumo do ser humano. A população consome e consome consciente ou inconscientemente; O desejo de consumo se dá por vários motivos...Aqui podemos citar alguns deles (que talvez sejam os principais), como: Necessidade pessoal (por exemplo roupa para trabalho e correlatos), necessidade pessoal social (aquilo que não é necessário mas passa a ser á partir do momento que se escolhe adotar determinado comportamento), e as grandes estratégias de marketing usadas pelo mercado para que o ritmo de compra aumente cada vez mais.
O mercado atual costuma usar estratégias como: Promoções, liquidações, desconto no caixa; ou ainda aquelas que nos induzem de forma menos perceptivas ao desejo, para exemplificar essas podemos citar as modas que são lançadas em novelas, sendo elas roupas, brincos, lugares a frequentar, culturas, entre outras. O universo fashion usa isso de forma positiva reproduzindo e incluindo em seus paramêtros aquela saia que o atriz principal da novela mais famosa do momento usa, ou aquele bairro em que a história dessa ocorre, para ter ascensão e etc... O que os profissionais da teledramaturgia usam como "Marca de Personagem", nós da Moda usamos como "Novidade no mercado e forma de promoção de marcas"
A dúvida é chegar em uma só opinião quando lançamos a pergunta: Quem manda no mercado, o próprio quando desenvolve e oferece objetos de desejo (seja ele qual for), ou o consumidor que dita o que precisa? A maioria das pessoas acha que quem coordena tudo é o mercado, mas vamos raciocinar...O mídia tem grande influência nesse grande giro de ditadura...Essa por sua vez dita como se deve ser e o que devemos seguir como sociedade para nos encaixar no que todo mundo conhece e julga como beleza; É exatamente ai que entra o mercado, que extrai tudo isso de forma prática e coloca em ação essas ideías gerando mais e mais objetos de consumo, mas ai temos o consumidor que só vai ser adepto dessa "Nova Moda", se esta for de encontro ao que ele precisa e quer. Então chegamos a uma conclusão de que um depende necessariamente do outro...
Num próximo texto discutiremos sobre a Renovação da Moda...Década após década...
Por enquanto...Deixo registrado um texto rápido e fácil de entender para abrir o primeiro debate deste blog...encerro aqui; e peço que após lerem esse texto...comentem sua opinião sobre o mercado e o consumo....
Assim que as opiniões estiverem expostas volto á este assunto de forma mais concreta, expondo mais informação e crescimento...
Então...Fiquem á vontade e postem suas opiniões...
By...Quesia Rossetto

O que é moda?

Mas afinal o que é Moda?

Existem muitos pontos de vista para definir o termo moda.....
Para começar esta definição quero deixar uma frase para refletir: " Moda Não É O Que Se Veste, É O Que Se Usa"
Primeiro passo vamos abandonar a idéia de ligar o termo em questão aquilo que vestimos, calçamos, ou usamos como acessórios para completar um look; Para basear essa nova idéia iremos partir de um ponto extremamente simples e que leva a uma forma de pensar simples e precisa e assim gera uma aceitação de conceito.
Desde criança somos impulsionados a querer um objeto único por estar em "alta" de uso ou mesmo de desejo de consumo. Por exemplo...Quem nunca viveu ou presenciou alguém pedir algo por que um amigo seu tem ou por que todos tem....Existem épocas em que todos nós usamos o mesmo tipo de calçado...Compramos o mesmo aparelho de telefonia, frequentamos as mesmas baladas, falamos de um único assunto...e para tudo isso quem nunca ouviu a frase: Ah!!! faço por que ta na moda!?! A partir disso podemos começar a pensar que "Moda" é um estilo de vida individualizado ou até mesmo em grande escala; Mais uma prova disso é que não existe apenas um tipo de moda....Vá á uma grande magazine...Você verá vários estilos de roupa...vários tipos de acessórios, vários estilos de carro e correlatos...Esse mercado de forma geral visa suprir as necessidades pessoais de consumo, sejam elas de que tipo forem ou para que fim forem.
Vamos á mais um modo de pensar sobre essa reflexão: Tudo que você faz...começando da maneira que fala, as pessoas que costuma andar, os lugares que costuma frequentar, as coisas que costuma comprar...Exatamente tudo, dita a sociedade sua personalidade, seu carater...Cada um tem um estilo e faz parte de um determinado grupo...E o mercado fashion tem que estar prontos para ouvir as diferentes necessidades mesmo quando elas não são ditas, esse mercado tem que ser sensível e inteligente o bastante para entender necessidades e também para gerar novas ofertas e propostas de lay out (maneira de apresentação) pessoal. Assim sendo não é um mercado que a partir de uma idéia desenha e oferece vários objetos de desejo á sociedade, é um mercado que precisa ir muito além disso e estudar desde a geografia de um País, até os hábitos mais cotidianos de seus residentes... Mais uma vez não quero ficar apenas em palavras lançadas...então vamos pensar mais uma vez por que estou dizendo isso: Quem desenvolve uma moda no Brasil não pode usar exatamente a mesma peça no exterior, por que? Os climas são diferentes nas regiões mundiais, assim como são diferentes também as necessidades das pessoas que vão comprar o que é desenvolvido, não esquecendo de citar os hábitos, os lugares que frequentam, a história da região, os idolos dos seus moradores e etc...Aqui por exemplo não temos neve...logo não se pode encaixar em nosso mercado roupas que sejam para tal ocasião...o que já seria normal em paises estrangeiros...
Seguindo por toda essa linha de pensamento fica fácil entender que moda não é o que se veste e sim o que se usa como eu disse no começo do texto.
Pare para pensar..."Tudo é moda....Não há como escapar desse universo, por mais que você não repare nele ou faça questão de se encaixar em seus parâmetros, eles estarão presentes em tudo e o tempo todo"

Texto by...Quesia Rossetto